3 de abril de 2012

THE AMAZING SPIDER-MAN


O cavaleiro das trevas (the dark knight) mudou o conceito de super-heróis perante a sétima arte. É um caminho sem volta. Como diria o próprio Coringa, em atuação impecável e emblemática de Heath Ledger: “Você mudou as coisas, para sempre”.

Uma profecia cumprida.

Mesmo o universo Marvel sendo um símbolo muito mais poderoso que a marca DC no meio cinematográfico, Batman tornou-se um conceito que simboliza evolução e maturidade.

Homem de ferro 2 (iron man 2), que apoiava-se no sucesso de seu primeiro episódio, perdeu forças. Tornou-se obsoleto, irrelevante. O que dizer então da sequência de Motoqueiro fantasma (ghost rider)? Prejuízo de mais de 20 milhões de dólares.

Thor (idem) e Capitão América: o primeiro vingador (captain America: the first avenger) foram imponentes, mas por diferentes razões. O primeiro trazia uma trama Shakesperiana e Kenneth Branagh atrás das câmeras. O segundo ainda é um símbolo dos quadrinhos no país e fecha a história que antecede o surgimento de Os vingadores (the avengers), grande esperança da franquia em 2012.

De qualquer forma, o cenário mudou drasticamente.

Assim, sai o diretor Sam Raimi e também o casal de protagonistas Tobey Maguire e Kirsten Dunst, entra uma nova equipe e um novo elenco. O nome O espetacular Homem-aranha (the amazing spider-man) remete à década de 60, quando o personagem invadiu as bancas de jornal conduzido pela força e pelo auge criativo de Stan Lee e Steve Ditko.

Mais do que isso, uma mudança de conceito. Pelo trailer, nota-se um cuidado maior nos cenários, em especial nas nuances, nos pontos escuros. A cidade perde-se em meio à sujeira e ao caos regados pela expressão vazia da população. Peter Parker tornou-se um ser introspectivo, que trava uma incessante luta contra seus demônios pessoais.

É a obscura origem do herói.

Poderia ser brilhante, não fosse um pequeno problema. Pelas mãos de Frank Miller, Batman tornou-se um vigilante complexo, uma personalidade contraditória que equilibrava-se entre o bem e o mal. O Homem-aranha nunca foi assim. Sua maior característica é o bom humor e a (in) habilidade de contar piadas infames nos piores momentos. É um super-herói engraçado, romântico, colorido. Desafiar as características principais de uma criação notória é o mesmo que caminhar por um campo minado.

Bom ou ruim, os estúdios seguem o nicho e o legado deixado por Christopher Nolan, comprovando a falta de criatividade da maior parte dos profissionais de Hollywood. Estaremos presos a uma única linguagem até surgir alguém com uma nova (e lucrativa) idéia.

Levando em conta tudo o que antecedeu O cavaleiro das trevas, este feito pode levar décadas.







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