29 de março de 2012

LIVE TO RISE


 
Pioneiro no cenário musical de Seattle, que viria a conquistar o mundo com o nome grunge, o Soundgarden, ao lado do Green River (que depois tornaria-se, com mudanças, o Mudhoney), abriu espaço para um movimento de proporções globais.

No início dos anos 90, o mundo voltava a ser do rock`n roll.

Apesar de ter sido a primeira a assinar com uma gravadora grande, foi a última a ter um disco no mainstream. Antes do sucesso, quando apenas o Alice in Chains era visível  nas rádios norte americanas, o projeto Temple of the Dog, uma homenagem a Andrew Wood, falecido líder do Mother Love Bone e amigo pessoal de Chris Cornell, introduzia Eddie Vedder dividindo os vocais de Hunger Strike. Ele que depois, como todo mundo sabe, tornaria-se vocalista do fenômeno Pearl Jam.

Aliás, Stone Gossard e Jeff Ament, principais compositores do Pearl Jam, faziam parte do Mother Love Bone e, anteriormente, também do Green River. Assim, em Temple of the Dog, foram apresentados a Eddie Vedder.

O Nirvana surgiu com Nevermind, o grunge explodiu, todos eles venderam milhões de álbuns, saíram em turnês mundo afora e, tão rápido como veio, o movimento se foi.

Kurt Cobain cometeu suicídio, alguns anos depois Layne Staley foi encontrado morto em seu apartamento e, em 1997, o Soundgarden anunciou seu fim. Muito devido à megalomania de Chris Cornell.

A intensidade e ferocidade do grunge contrastavam com uma melancolia e sentimentos de desespero que nunca encontraram sua razão de ser.

Em 2010, uma banda chamada Nude Dragons tornou-se figura carimbada em festivais. Qual não foi a surpresa do público ao descobrir que Nude Dragons é, na realidade, um anagrama de Soundgarden.

O Alice in Chains estava de volta, o Stone Temple Pilots e o Smashing Pumpkins também. Dentro desta onda nostálgica, Chris Cornell e companhia retornavam ao meio musical.

Tudo bem. São muitos nomes, muita história para se contar em poucas linhas, mas o quê tudo isso tem a ver com cinema?

Quase nada, é bem verdade. A curiosidade aqui é que uma música inédita do Soundgarden (eles devem lançar um disco novo ainda em 2012 após 15 anos de inatividade) está disponível em um teaser do filme Os vingadores (the avengers).

São apenas 22 segundos, mas já dá para criar expectativas sobre o que estaria por vir.

Live to Rise apresenta apenas uma introdução instrumental, ainda sem a voz enfurecida de Chris Cornell, mas os fãs vão atrás, tenho certeza, e eu deixo o link abaixo.

Ao final, nada disso tem muito a ver com cinema.  O fato é que Os vingadores será pauta de discussão futura e espero que até lá a versão intregral da nova música já esteja disponível.

Quanto à expectativa sobre esta junção do Homem de ferro, Hulk, Thor, Capitão América e o ainda inédito nos cinemas Hawkeye... Bem, esta é obscura. Mas com Soundgarden como trilha de fundo, dá prazer de assitir, até mesmo de olhos fechados.

Segue abaixo também o link do trailer.





Nenhum comentário:

Postar um comentário